segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A esmola é um troféu pro ego do doador


Eu já fui milhares de vezes mais idealista do que eu sou hoje...acho que não de uma maneira eficaz, hoje entendo isso: ninguém salva o mundo, e quem tem essa pretensão faz muitas merdas, e é banido em diversos ramos de seus caminhos.

A caridade é um placebo que não melhora a vida de ninguém, doar coisas por vezes é necessário, porém mais do que isso, ajudar é abrir caminhos pra quem tem dificuldades.

Teve uma época que eu estranhei o fato de crianças do morro ficarem encantadas com um chuveiro...então os deixei fazer fila pra usufruir, e eu assistia aquele espetáculo encantada...

Dei aula perto da Passos da Pátria e tentei montar uma turma só com as prostitutas, o chefe da zona veio me questionar o por que de informatizar a zona e me pôs pra correr...


Alimentei uma menina por 9 meses até "seu bebê nascer", até que a irmã mais nova me contou a gargalhadas: Erika, isso é barriga de cocô!!

Eu teria uma lista de exibicionismos meus pra expor...mas hoje eu sei que eram ações de uma idealista inconsequente, não só por que "uma andorinha só não faz verão", mas também por que esmola não resolve a vida de ninguém, a esmola é um troféu pro ego do doador.

A minha experiência atual, é que mesmo que tua fórmula pra tentar contribuir socialmente, dê certo, sem estratégia você é banido de grupos, que acham cômodo que fique tudo como está.

Qual é a fórmula de colaborar então? Ainda não encotrei...mas sei que muitas vezes palavras matam mais a fome do que o pão, sei que falar sobre expressão liberta, sei que tem que ter coragem pra plantar sementes que você pode sequer assistir a essa árvore frutificar. Ou seja, as melhores contribuições são as pequenas, sutis...educacionais, implantar idéias é a maior caridade, esse ato pequeno não serve pra quem espera fazer um grande feito e receber seu troféu.

A verdadeira vitória social não dá creditos ou testemunhas para aquele que a executa, o pagamento é apenas contribuir para um mundo melhor, num momento que você sequer estará nele.

Mais uma homenagem a Van Gogh

Nenhum comentário: