quarta-feira, 13 de junho de 2012

Palavra e Significado




Conheço “Pessoas significado”, são seres que pouco estudaram e por isso, o léxico é pequeno mas semântica é vasta, talvez como o universo. Admiro aqueles que falam com brilho, sem ter sequer visto estrelas. Inventores, gênios, que com pedacinhos de cacos constroem castelos se vidro.

Eu tenho uma grande amiga do morro, que pouco estudou e seu castelo está quase atingindo os céus... ali tem vidros que rasgaram seus irmãos, machucaram seus pais, abriram seu ventre dando luz a novas estrelas...ela nunca ouviu falar em Gaudí, mas assim enxergo sob sua iluminada cabeça, as suas construções de cacos.

Os palavrões que ela profere são santos que eu respeito. A combinação de seu não grande vocabulário, apesar de por vezes desordenado, por vezes “disconcordantes” verbais ou nominais, me mostam a sutil diferença entre inteligência, cultura e sensibilidade. Ela tem os três, pois se a cultura dela diverge da minha, isso não desqualifica a sua existência... ela profere tranças da favela, com fios que vieram da África, passaram pela senzala, dormiram no quarto do senhor do engenho, apanharam do capitão do mato.

Infelizmente, conheço “Pessoas palavra”, pobres Teseus perdidos em labirintos de palavras de grafia correta. Fios de Ariadne embolados em nós sem significados. Estudiosos orgulhosos de suas togas e pensamentos da ninfa Eco. Narcisos afogados. Prometeus acorrentados. Fofoletes! Em suas caixinhas de fósforo. Habitantes souvenires do universo.

Falantes, ouvintes e observadores cegos, surdos e mudos. Criadores dominadores do termo “analfabeto”, pois eles dominam o alfabeto, e o ninando em seu colo em berço esplêndido, essas “pessoas palavra” sorriem para seus egos robóticos e alienados, se apiedando das “Pessoas Significado”, pois nesses, as palavras não adormecem estáticas e perfeitas no seu colo, mas dançam na teoria do caos em elementos imperfeitos, mas que geram a terra, a água, o fogo e o ar...

Nenhum comentário: