segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Série Ressuscitando Gregos - Vivendo o Meraki




Meraki é um termo grego que não existe em português, na verdade, pode ser que ele não exista no mundo inteiro, então paramos pra pensar quantas palavras poderiam nascer se nossos hábitos fossem diferentes, e quantas poderiam perder sua utilidade na medida que extirpássemos de nós, alguns hábitos nocivos.

Meraki são apenas 6 letras, que indicam a ação de fazer as coisas com a alma, criatividade e amor, conhecer esta palavra, elucida quantas outras mais deveriam morrer e ser substituídas por essa, não há nada que seja aconselhável de ser feito sem Meraki.

Mas não podemos cometer esse crime! O que seria da sociedade, do Status Quo se de um momento pro outro decidíssemos fazer as coisas as quais temos paixão! Não haveria quem manipulasse máquinas, muitas coisas deixariam de ser compradas, muitos psicólogos estariam falidos, muitos remédios não seriam vendidos! O pior de tudo: o mundo ia ter lugar para as artes...isso seria um despautério! Imaginem uma sociedade de seres pensantes...

Não! Eu vou ter que tratar meus vizinhos como trato os meus filhos?? Eu vou ter que desfazer algumas inimizades...eu não vou sequer poder colocar mais a culpa dos meus males em nada, nem em ninguém se eu compreender o puto do Meraki!!!

Eu não nasci pra fazer a escolha certa, fazer coisas com a alma, criatividade e amor não são ações para os juízes, e eu primo por julgar!! Não vou conseguir punir, estabelecer limites ou cumprir regras caso eu olhe para o outro com este utópico amor...será um caos.

Como lamentar a necessidade do caos para reverter um mundo caótico? Abaixo as guerras, abaixo as diferenças, preconceitos, desmazelos, egoísmos...a luta é inevitável, mas se a palavra de ordem for o ingrediente Meraki, o mundo vai encontrar uma receita bem simples de se viver em paz.

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi procurando o significado da palavra meraki que cheguei até aqui.
Lindo texto!

Att,

Jordana Bernabé.

Anônimo disse...

Lindo texto, falou tudo!
Você sabe como se pronuncia "meraki", por favor?
seria "meráki", "méraki" ou "merakí" ?
obrigada,
Maria.

Unknown disse...

Bom dia!!!
Tb m gostaria d saber como se pronúncia.
Obg.
Abraço a todos

Unknown disse...

Bom dia!!!
Tb m gostaria d saber como se pronúncia.
Obg.
Abraço a todos