sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Quero cavalo selvagem




Estou farta de ver cavalos em estábulos, que vida limítrofe...triste isso, imaginem vocês o que é viver em um ambiente cheio de limites, pois eles são na maioria das vezes limitados por seus treinadores.

Fico imaginando que um cavalo que já nasceu na estrebaria, filhote de pais também domados, não sabem o que é ser selvagem, a realidade deles é aquela imposta: comer, treinar, estar dentro da cerca, aguentar um ferro transpassado em sua boca, ferraduras pregadas em seus cascos.


Como nós estamos de fora desta realidade, sabemos o que é um cavalo selvagem, mas os aprisionados não fazem a menor idéia deste limite, eles simplesmente sobrevivem, sem a ciência de que estão sendo explorados. A intenção dos treinadores é prepará-los pra que eles sejam submissos, para que ele não dê pinotes quando alguém tentar montar em suas costas.

Quando o homem entrou em sua fase racional de evolução, o animal ilustrado com mais frequência na arte rupestre foi o cavalo, pois neste momento o homem entendeu que poderia utilizar os animais pra construir seus mundos e se manterem confortáveis, sem que seja necessária uma migração...esse foi o início da experiência de condicionamento humano. O homem entendeu o seu poder sobre os outros seres, e passou a praticar esse domínio sob o pretenso propósito da "evolução".

O cavalo foi o primeiro ser que tentamos "educar", mas éramos saídos recentemente da primitividade e por isso educar era cercear condutas, e os homens viam respostas aos seus condicionamentos, às suas ações...às respostas que os cavalos nos traziam, quando nós os levávamos aos bloqueios de sua selvageria.

Então o que ensinamos aos cavalos? Absolutamente nada, eles obviamente não raciocinam, apenas exercitamos através deles o nosso poder tanto de castração quanto de dominação. 

Aprendemos muito mais, evoluímos esses conceitos de "domesticação", aprimoramos o conceito de estábulos levantando paredes, pagamos treinadores, jamais fomos tão eficazes com ensinamentos. 

Isso por que gostamos dos cavalos, tanto o quanto de nossos filhos: criamos as escolas, que nada tem sido além de estábulos pra racionais.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu gostaria de ter um cavalo, mas você precisa de muito espaço e um grande jardim. Eu tenho dois cães em minha casa e estou muito feliz com eles. Eu comprá-los muitos juegutes em Petshop on-line.