domingo, 13 de janeiro de 2013

Ditadura X história da beleza




Não, não aguento mais ouvir falar disso...a repetição é tanta que o efeito é rebote: as mulheres acham feio, se achar bonitas.

O pavor ao espelho se estende a todas as mulheres, depois de uma determinada idade, seja ela gorda ou magra, loura ou morena, branca ou negra, e talvez a culpa não seja apenas da "opinião", ou do senso estético de nossa época, mesmo por que, tenho muitas amigas, que se encaixam nesse padrão, e se acham feias.

Evito o clichê de que "O corpo fala", mas ele fala, e na maioria das vezes ele se cala com o passar dos anos, e nós não questionamos os motivos, por termos nos distanciado, da intimidade consigo mesmo.

Superestimamos o papel da beleza física no ato sexual, e subestimamos o poder da mente, das fantasias e dos carinhos nesse momento.

Uma vez um aluno cego, chorou comigo, contando que sexo pra ele estava perdendo o sentido, pois ele não via mais o corpo da namorada, o respondi que o que ele tinha que fazer, era bem simples: fantasiar como uma mulher.

A visão não é o único canal que gera prazer sexual, talvez ele até seja o menos poderoso dos canais, e talvez por essa crença e auto educação besta que criamos, o beijo tem prazo de validade, a vida sexual tem prazo de validade.

Quando somos crianças brincamos, quando somos adultos fazemos sexo, e quando somos velhos, nos basta lembrar das brincadeiras que fizemos, e dos carinhos que trocamos?

Seres vivos de plantão: quem te disse a hora de parar de brincar? Quem foi que estabeleceu esse limite? Qual foi o rei que marcou a data pro fim da dança, e passou a só te cobrar impostos...

Se mantivéssemos a cultura da "brincadeira" seríamos mais imaginativos, nos aceitaríamos melhor, e até faríamos sexo com menos culpa ou cobranças...

Realmente, temos que achar o corpo envelhecendo, uma coisa feia...linda era aquela criança que sabia ouvir ou contar histórias, sentada como um índio no chão, linda era a criança que virava cambalhotas, que corria pra pegar o amigo. Lindo era o ser que já fomos: filhotes que não conheciam o mundo concreto.

Justo...nascemos sabendo imaginar, livres para correr, criativos pra inventar histórias com bonecas ou seres imaginários. Em determinado momento, o senso coletivo te diz: agora é hora de crescer...é nesse momento de coação da sua alma , que o corpo te aprisiona, coincidência ou não é nesse dado momento, que você começa a envelhecer.

Por mais que te exijam fazer parte de um padrão, você nunca foi proibido de fantasiar. Então chega de falar da ditadura da beleza, ela é apenas uma consequência e termômetro, da morte dos nossos sonhos, da sociedade sem artistas, do sepultamento da filosofia...Então se você sofre pela estética do seu tempo, sinto...certamente aqui e hoje, é o seu lugar.

Fica a dica: "A história da Beleza"- por Humberto Eco

Nenhum comentário: