terça-feira, 31 de julho de 2012

Prosaico Religare




As pessoas se definem sempre em funções de religiões, senão pelo fato de tê-la...será pelo fato de viver em torno de não tê-la...

Mas é fato, que todos tem um religare...que não necessariamente com um "Deus", mas pela maioria das vezes com os seus valores morais...esse conjunto de valores morais, do homem que se intitula "não religioso", não seriam para estes, o próprio sagrado?

Ainda por cima, é possível a discrepância moral, de um indivíduo se intitular como membro de determinada doutrina, pregar sua teoria, e sua prática "moral", ser inversa ao que ele prega...Qual será o religare desse indivíduo nonsense e paradoxal? Seu religare com "Deus" é uma hipocrisia ao ser comparada ao religare com seus moralismos...

Tenho pensado constantemente, nas forças que TODOS nós usamos para a conversão de valores...e cada vez mais tenho chegado à conclusão, que esse maldito ato de conversão...o tal proselitismo, é praticado por todos, mesmo por aqueles que dizem não acreditar em nada...passam seu tempo pregando a "descrença no nada"...e obviamente a descrença no nada, é a crença em alguma coisa...

Rituais existem e sempre vão existir...se de um lado alguns fazem questão de seguir os sacramentos da igreja católica, outros proferem mantras, outros louvam a Deus como se a vida não fosse matéria, outros comemoram bebendo, sorvendo da vida, vivenciados seus rituais, que aos olhos de muitos seriam consideramos "amorais"...Mas a moralidade é um conceito que gira como o sistema solar...e cada grupo entende o seu próprio código como o correto...e todos, absolutamente todos gastam sua vida tentando doutrinar...

Por isso, eu quero aprender a me calar...acho que você compreender que ninguém muda ninguém ajuda a respeitar as opções alheias...eu tenho o direito de pensar pra mim mesma, que a opção dos outros, dentro da minha forma de ver a vida, é hipócrita, banal...destrutiva...mas não, eu não tenho o direito de me manifestar. As pessoas são donas de sua vida, sem descriminar se a vida é composta de alma, espírito, deus ou sua ausência, corpo...cada um nasceu dentro de seu "receptáculo", neste mundo, pra ser dono do seu próprio destino.

Se eu tentar converter alguém às minhas realidades, é por que estou me sentido só...se estou me sentido só, mesmo tendo a possibilidade de manipular meu próprio universo...é mais sábio que eu continue gastando minhas forças para eu me sentir inteira, do que fazer com que as minhas pregações aos outros supram a minha própria solidão...Religare a si...

Nenhum comentário: